TRILHO DO VAROSA


É um percurso circular de pequena rota com elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental. Apresenta uma extensão de 8,4 km de fácil acesso.

O percurso tem início no parque de lazer junto ao cemitério de Almofala. Seguem-se as marcas até à ponte sobre o Rio Varosa. Atravesse uma área agrícola onde ainda predominam castanheiros e continue pelo caminho de terra batida até à povoação de Bustelo. Durante este trajeto poderá observar a depressão morfológica do Rio Varosa, uma área plana com alguma extensão regularmente afetada por cheias. Este facto, conjuntamente com as características geológicas muito próprias desta área, confere a esta depressão uma paisagem singular e um enquadramento cénico de grande beleza.

Ao passar por Bustelo e entrar de novo no caminho de regresso a Almofala, poderá descansar na praia fluvial do Varosa. Mais à frente encontrará o lameiro do Moinho, onde ainda se cultivam cereais, batata e hortaliças. Ao chegar novamente a Almofala visite o Museu da Aldeia, o Forno Comunitário e o moinho da Quinta, infra-estruturas ainda utilizadas pelos habitantes da Freguesia.